PASTOR, líder do povo de DEUS


“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (Atos 20. 28).

No mundo em que vivemos, temos que ter uma pessoa para nos orientar das coisas ruins que existem nesse mundo, precisamos de um líder para que se manifeste em nosso favor ou nos admoeste com toda a autoridade a ele concedida.

O pastor que é líder e responsável dos crentes, ovelhas em CRISTO JESUS. Que DEUS deu a autoridade de pastorear as ovelhas de CRISTO, sendo ele a pessoa que represente a Jesus para o rebanho inteiro, deve ser, de fato, “um bom pastor” (João 10. 11), “hospitaleiro, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a fiel palavra e admoestador” (Tito 1. 8. 9), “conhecedor de cada uma das ovelhas e conhecido entre as mesmas” (João 10. 14).

Pois se necessário deve e pode se manifestar a alguma ovelha que venha a se rebelar, tendo e sendo paciente e bem instruído da Palavra da verdade, sempre que aconteça algo com a ovelha de seu rebanho, ele é responsável por tudo.

Caso aconteça de uma ovelha se afastar do rebanho, o pastor deve ir à busca dessa ovelha que se perdeu no meio do caminho. Porque a ele foi dado como dever de pastorear. O pastor deve orientá-la, traze-la a realidade e ao rebanho. Pois, caso o pastor não faça isso, ele estará colocando a vida dele e da ovelha em risco, podendo até sofrer por toda a eternidade. Porque todos os pastores “hão de dar conta delas” (Hebreus 13. 17).

Como esta hoje o pastoreio dos rebanhos de CRISTO? Será que os pastores estão fazendo um bom trabalho, pastoreando as ovelhas do SENHOR JESUS?

Não precisa responder! A resposta esta no meio do rebanho, se as ovelhas estão bem admoestadas, o rebanho esta sendo bem orientado. As ovelhas estão em comunhão umas com as outras e com DEUS? Se o saldo for positivo, é sinal que o pastor esta fazendo um bom trabalho e pastoreando como diz a Palavra de DEUS, mas, se o saldo for negativo, é sinal que o pastor não esta dando conta do bem-estar do rebanho de CRISTO, e correndo risco de perder a vida para sempre. Será que o rebanho de CRISTO está bem orientado? Está conforme a Palavra de DEUS? “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em CRISTO” (Romanos 12. 5).

Atualmente existem pastores que não adverte as ovelhas, quando necessário, por isso “os terafins têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e descrito sonhos vãos, com vaidade consolam; por isso vão como ovelhas, estão aflitos, porque não há pastor” (Zacarias 10. 2).

“Porque convém que o pastor seja irrepreensível, como despenseiro da casa de DEUS, não soberbo, nem irado, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperado; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” (Tito 1. 7, 9).

O pastor inútil, que não der conta do recado, abandonando o rebanho, a espada cairá contra ele (Zacarias 11.17). Ser pastor é muito sério, veja o que o apóstolo Paulo disse no versículo 26 do capitulo 20 do livro de Atos: “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo de todos”, até porque todos os pastores darão conta de cada uma das ovelhas do seu rebanho.

“O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10. 11), como fez JESUS.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar” (I Timóteo 3. 1,2).

A Bíblia diz as ovelhas: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13.17).


Respeitosamente


Marcelo Vieira, servo de JESUS CRISTO, a todos os santos em CRISTO JESUS, com os pastores e diáconos. Graça a vós, e paz da parte de DEUS nosso PAI e da do SENHOR JESUS CRISTO.

2 comentários:

José Rinaldo de Santana disse...

Caro Marcelo , apz do Senhor,
No Salmo 23 A primeira figura, foi a de um pastor que protege, guia, cuida e orienta a ovelha. Vemos ai as qualidades basicas de um pastor autentico, que Deus possa por seu amor imenso ajudar aos pastores para que possam ter o salmo 23 como manual divino para sua vida pastoral contidiana

Renan Silva disse...

Deus derrame seu amor sobre você!
Sem o amor de Deus não somos nada!

Vende tudo o que você possui!

Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa no pais iria mudar!
Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
" Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade em quando ainda há tempo...