PASTOR, líder do povo de DEUS


“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (Atos 20. 28).

No mundo em que vivemos, temos que ter uma pessoa para nos orientar das coisas ruins que existem nesse mundo, precisamos de um líder para que se manifeste em nosso favor ou nos admoeste com toda a autoridade a ele concedida.

O pastor que é líder e responsável dos crentes, ovelhas em CRISTO JESUS. Que DEUS deu a autoridade de pastorear as ovelhas de CRISTO, sendo ele a pessoa que represente a Jesus para o rebanho inteiro, deve ser, de fato, “um bom pastor” (João 10. 11), “hospitaleiro, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a fiel palavra e admoestador” (Tito 1. 8. 9), “conhecedor de cada uma das ovelhas e conhecido entre as mesmas” (João 10. 14).

Pois se necessário deve e pode se manifestar a alguma ovelha que venha a se rebelar, tendo e sendo paciente e bem instruído da Palavra da verdade, sempre que aconteça algo com a ovelha de seu rebanho, ele é responsável por tudo.

Caso aconteça de uma ovelha se afastar do rebanho, o pastor deve ir à busca dessa ovelha que se perdeu no meio do caminho. Porque a ele foi dado como dever de pastorear. O pastor deve orientá-la, traze-la a realidade e ao rebanho. Pois, caso o pastor não faça isso, ele estará colocando a vida dele e da ovelha em risco, podendo até sofrer por toda a eternidade. Porque todos os pastores “hão de dar conta delas” (Hebreus 13. 17).

Como esta hoje o pastoreio dos rebanhos de CRISTO? Será que os pastores estão fazendo um bom trabalho, pastoreando as ovelhas do SENHOR JESUS?

Não precisa responder! A resposta esta no meio do rebanho, se as ovelhas estão bem admoestadas, o rebanho esta sendo bem orientado. As ovelhas estão em comunhão umas com as outras e com DEUS? Se o saldo for positivo, é sinal que o pastor esta fazendo um bom trabalho e pastoreando como diz a Palavra de DEUS, mas, se o saldo for negativo, é sinal que o pastor não esta dando conta do bem-estar do rebanho de CRISTO, e correndo risco de perder a vida para sempre. Será que o rebanho de CRISTO está bem orientado? Está conforme a Palavra de DEUS? “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em CRISTO” (Romanos 12. 5).

Atualmente existem pastores que não adverte as ovelhas, quando necessário, por isso “os terafins têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e descrito sonhos vãos, com vaidade consolam; por isso vão como ovelhas, estão aflitos, porque não há pastor” (Zacarias 10. 2).

“Porque convém que o pastor seja irrepreensível, como despenseiro da casa de DEUS, não soberbo, nem irado, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperado; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” (Tito 1. 7, 9).

O pastor inútil, que não der conta do recado, abandonando o rebanho, a espada cairá contra ele (Zacarias 11.17). Ser pastor é muito sério, veja o que o apóstolo Paulo disse no versículo 26 do capitulo 20 do livro de Atos: “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo de todos”, até porque todos os pastores darão conta de cada uma das ovelhas do seu rebanho.

“O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10. 11), como fez JESUS.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar” (I Timóteo 3. 1,2).

A Bíblia diz as ovelhas: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13.17).


Respeitosamente


Marcelo Vieira, servo de JESUS CRISTO, a todos os santos em CRISTO JESUS, com os pastores e diáconos. Graça a vós, e paz da parte de DEUS nosso PAI e da do SENHOR JESUS CRISTO.

Um comentário:

Rinaldo Santana disse...

Caro Marcelo , apz do Senhor,
No Salmo 23 A primeira figura, foi a de um pastor que protege, guia, cuida e orienta a ovelha. Vemos ai as qualidades basicas de um pastor autentico, que Deus possa por seu amor imenso ajudar aos pastores para que possam ter o salmo 23 como manual divino para sua vida pastoral contidiana